Levi Paiva de Macedo
Meus prezados leitores. Vamos narrar aqui situações peculiares de nós seres humanos, concernente nova vida cotidiana e de praxe! Nos meus 62 anos de idade tenho analisado um amplo progresso tecnológico no seio da sociedade hodierna. Mas, porém, Em termos humanos não houve um progresso significativo em nossa sociedade. Digo um mundo mais humano, com menos guerras, atritos, brigas, contendas e confusões... Um mundo onde a cooperação podesse operar. Onde as pessoas se ajudassem mutuamente, com reciprocidade e companherismo. É certo que existe uma parcela da população que gostam de ajudar. Mas na sua grande maioria o ser humano ainda é egoísta. Pensa sempre primeiramente em si e nos outros nada! Destarte, isto também contribue para o seu enfraquecimento. No ínterim que a pessoa não ajuda e não desenvolve um comportamento de mutualidade recebe o troco, quando precisa também não é ajudado. É nessa ampla visão que desenvolvemos nosso raciocínio com o objetivo de melhorar as relações humanas. Eu tenho o curso de relações humanas, promovido pelo Banco do Brasil quando lá trabalhei com 15 anos de idade. Espero que minhas experiencias sirvam de intercambio na cultura e na transmissão de conhecimentos aos meus contemporaneos. Vamos avante na certeza de que ainda chegaremos lá, numa sociedade cooperativa e de integração social. Vamos?
Levi Paiva de Macedo
Autor: Levi Paiva de Macedo
Pode ser comparado a uma águia, guardada suas devidas habilidades e diferenças. Neste livro jamais pretendemos zerar o assunto, como em nenhum outro livro que já escrevemos.
Eu, Levi Paiva de Macedo
Um poeta sonhador
62 anos de idade.
Data de Nascimento 02.02.1962
João Câmara-RN, Brasil.
O ser humano é o assunto mais palpitante que poderia escrever. Alcance ares de desvarios. Intriga a massa e afaga o ego. Quem escreve sabe como é o prazer de escrever e esse sim é meu prazer e depois outro prazer é saber que meus livros ajudam a muita gente.
O ser humano nasce chorando. Parece que já prever que a vida não será nada fácil. Porém o nascimento é bem vindo pelos seus familiares e comunidade humana em geral. Valorizar a vida é uma das questões mais primordiais do ser humano. Apesar da vida sem em grande parte feita de dilemas, todos nós nos esforçamos um dia para nascer.
A gente nasce e se torna uma criança. A vida de criança é feita primordialmente de brincadeiras, fantasias e aprendizado. É uma fase brilhante da vida. Muito bom quando a criança tem a oportunidade de vive-la intensamente e satisfatoriamente.
Introdução
- Definição do Ser Humano:
- O ser humano é um ser capacitado. Nasceu para superar obstáculos e viver com inteligência. É um ser dotado de razão e inteligência e atua no sentido de ter uma melhor qualidade de vida.
2. Importância do Tema:
- O tema do ser humano é por demais importante. Porque nos leva a refletir sobre a vida e sua luta pela sobrevivência. O tema traz a tona a vida do ser humano e como ela pode ser melhor vivida.
3. Propósito do Livro:
- O objetivo do livro é levar você a pensar. Pensar em diversas maneiras de como viver melhor e com mais qualidade de vida.
Parte 1: O Ciclo da Vida Humana
- Capítulo 1: Nascimento e Infância: A fase inicial da vida.
- É a melhor fase da vida. Porque a vida é só de brincadeiras e divertimento. No entanto a fase adulta também é de suma importancia para uma qualidade de vida superior. O ser humano já nasce chorando, parece que já sabe das dificuldades que vai enfrentar na vida. A infância é a fase de constante aprendizado e desenvolvimento. Aproveite sua infância sendo uma criança feliz.
2. Capítulo 2: Adolescência e Juventude: Desafios e oportunidades. A adolescência e juventude tem muitos desafios. Desafios de ser alguém na vida. Fazer cursos, estudar, se capacitar, tudo isto é importante nesta fase. Oportunidades de se desenvolver e aprimorar os talentos. Usando sempre para o bem.
3. Capítulo 3: Maturidade e Envelhecimento: Reflexões sobre o ciclo da vida.
- É a fase mais difícil da vida. Onde geralmente aparece mais enfermidades e debilitações. Ter uma qualidade de vida na velhice é importante para a felicidade. A pessoa idosa tem que ser resiliente. Isto é: Ter muita calma e paciência nas dificuldades.
Parte 2: Relações Humanas e Sociedade
Eu tenho o curso Relações Humanas, promovido pelo Banco do Brasil s.a. Eu com apenas 15 anos fiz este curso e até hoje lembro de muita coisa que aprendi. As vezes até me considero um sociólogo, pelo profundo aprendizado desde a mais tenra idade. Esse meu livro é um mini curso de Relações Humanas e conhecimento sobre a sociedade.
- Capítulo 4: Comportamento Humano: Egoísmo versus altruismo.
- O egoísmo é algo destrutivo. O altruísmo é o contrário. É pensar no próximo. Amar e ajudar! O comportamento ideal do ser humano é ser altruísta. Fazer sempre o bem e promover o bem da comunidade e da humanidade.
2. Capítulo 5: Relações Interpessoais: Comunicação, empatia e cooperação. É preciso haver ampla comunicação entre o seres humanos. E relações de companherismo e amizade. Desenvolver sempre ações de empatia. se comunicar e receber retorno da comunicação. Também já fiz curso de comunicação e sei o que estou dizendo. A comunicação é muito importante! A cooperação no seio da coletividade é de suma importância para uma melhor qualidade de vida de todos.
3. Capítulo 6: Sociedade e Cultura: Influências e responsabilidades.
- A cultura influência de maneira geral para o bem da sociedade. A melhor cultura é a de se fazer o bem. Todos nós temos responsabilidade em promover ações de concretização do bem da humanidade. A premissa é o amor. Com o amor conseguimos tudo!
Parte 3: Desenvolvimento Pessoal e Social
- Capítulo 7: Autoconhecimento e Crescimento: Desenvolvimento pessoal.
- se conhecer é primordial para a felicidade humana. se conhecer é o primeiro passo para o crescimento. É importante crescer na graça de Deus e no conhecimento. Faça sempre o bem.
2. Capítulo 8: Responsabilidade Social: Contribuindo para uma sociedade melhor.
- Você pode contribuir para melhorar o mundo em que vivemos. Uma pequena ação todos os dias fará da vida de todos melhor. Todos nós temos responsabilidade social em melhorar o planeta que vivemos. sempre pensando na promoção do bem de todos.
3. Capítulo 9: Ética e Valores: Fundamentos para uma vida mais humana.
- Agir sempre com ética e defendendo os valores da promoção do bem e do amor. Uma vida mais humana é aquele livre de conflitos, guerras, desavenças, contendas... Onde as pessoas se amem mais. Procurando sempre desenvolver tarefas que melhorem a vida em sociedade.
Parte 4: Perspectivas e Desafios
- Capítulo 10: Tecnologia e Humanidade: O impacto da tecnologia.
- A tecnologia é aliada na vida do ser humano para uma melhor qualidade de vida. Mas o que se observa que tem se evoluído muito em tecnologia, mas nas relações humanas ainda existem muitos atritos e muitas questiúnculas. Há uma necessidade premente de ser evoluir também nas atitudes humanas. Isto é: Agir com solidariedade e compreensão para com os outros. O ser humano será melhor quando ele for melhor para todos.
2. Capítulo 11: Conflitos e Resolução: Superando desafios.
- Os desafios de toda humanidade é implementar conceitos e ações na promoção do bem comum. Existem muitos conflitos de interesses. Cada um pensando em si e esquecendo a coletividade. Há uma necessidade imperiosa de ações consistentes de amor, bondade, generosidade e promoção da paz. Nosso desafio maior é consegui que a humanidade seja mais fraterna e amorosa. só assim teremos uma sociedade feliz!
3. Capítulo 12: Visão de Futuro: Esperanças e desafios.
- O futuro será melhor. Porque o ser humano vai está mais evoluido e consciente de sua missão humana. No futuro teremos melhores relações humanas e melhores condições de vida para todos. Mas fica um alerta: Precisamos com urgência salvar nosso planeta. Plantando árvores, principalmente frutíferas e cuidando do meio ambiente para que recuperemos nossa casa.
Conclusão
- Resumo: A importância da reflexão sobre o ser humano.
- O ser humano é dotado, como já falei, de capacidade e inteligência e ele vai encontrar os parâmetros da felicidade. É importante refletir qual nossa missão e nossa missão primordial é fazer o bem.
2. Desafio: Encorajando leitores a colocar em prática.
- Procure com urgência colocar em prática tudo que aprendeu neste livro. A humanidade com certeza um dia será melhor!
3. Mensagem Final: Uma reflexão inspiradora.
- Vamos nos unir, com o pensamento voltado para ajudar a humanidade a vencer seus desafios e dilemas e viver uma vida com dignidade e amor. Nesta mensagem final digo mais uma vez que precisamos indubitavelmente da ajuda de Jesus. só com ajuda de Jesus construiremos um mundo melhor, próspero e de paz.
Anexos
- Referências: Livros e recursos adicionais.
- Leia todos os meus livros. Pois eles tem muitos ensinamentos que enriquecerão a sua vida. Veja mais coisas na internet e no youtube, para você alcançar um grau maior de promoção do bem.
2. Estudo de Casos: Exemplos práticos.
- Um exemplo bem prático: A gente colhe o que planta. se você plantar amor, vai colher amor. Plante paz e colha paz. Estes são exemplos práticos de uma vida melhor!
3. Reflexões Diárias: Sugestões para meditação.
- Medite no livro de salmos.
- Levi Paiva de Macedo